sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Semana de Trabáio

Acredito que as poucas pessoas que têm lido essa merda estejam curiosas pra saber do meu emprego de garçom. Eu trabalho no Lisa's Trattoria, o restaurante italiano mais antigo de Dublin e cheio de prêmios. Até aí, pareceria perfeito, mas é uma merda.

Lá é um family business, o que eu pensei que seria bom. São 5 pessoas me dando ordens totalmente diferentes. A famíla é o seguinte, Dino e a Lisa são os velhos, Ana e a Helena as filhas. A Ana é a gerente do restaurante, o resto trabalha no "Dino's Take Away", exatamente do lado do Lisa's.

Então a Ana é que deveria me ensinar tudo, e no começo eu gostava dela. Ela me diz: "Fábio, faz desse jeito", aí eu vou fazer desse jeito e vem a Lisa: "Fábio, what are you doing? It's not like this". Faço do jeito da Lisa e vem a Ana, "Fábio, I taught you yesteday, how can't you not remember?".

A Lisa sempre me fala da higiêne e blá blá blá, que eu tenho que usar luvas pra cortar o pão, mas quando ela corta, óbviamente, ela tira a mão do rabo e corta o pão sem luvas. Pra segurar os pratos, eu tenho que usar pano de prato, a Ana enfia o dedão na comida. E assim têm sido as minhas noites.

Ele passam o tempo todo gritando e xingando, sério, o tempo todo. Eu entendo que eles são italianos e até dá pra aguentar porque é o jeito deles. O que fode tudo lá é o Mário, o filho de 6 anos da Ana. Ele é a criança mais mimada que eu já vi, ele bate em todo mundo, inclusive em mim, e pede, ou rouba, pelo menos 25 euros por dia. Só faz merda e fica gritando o tempo todo, niguém tem controle sobre ele, ele faz o que quer na hora que quer.

Quarta-feira foi punk, eu não consegui entender o motivo em específico, mas o foi o Mário que começou a maior baixaria que eu já vi na vida. A Ana e a Helena começaram a se pegar no pau, se jogaram facas, garrafas, jarras, tudo o que tinha pela frente, foi tenso. Eu tava atendendo duas mesas nessa hora, e dava pra ouvir tudo: "fanculo", "porca putana, "puta madre" e por aí mais. Depois não sabem porque o restaurante nunca enche.

Depois desse dia, a Ana passou a ser a pessoa mais mal humorada do mundo. Me xinga por nada, e disse que não precisava de garçom, que ela poderia fazer tudo sozinha. Pensei que ela fosse me despedir nessa hora, porque, na verdade, se ela não fosse louca, ela conseguria fazer tudo sozinha mesmo, já que lá nunca enche mesmo. Foi aí que o Dino veio me defender, ele falou que eu sou um guri inteligente e que só não tenho aprendido direito, porque a Ana tá com a cabeça no filho. O que é verdade.

Somado à toda essa merda, eu acordo as 8h pra ir pra aula, chego ao meio dia em casa, e vou dormir. Acordo às 14:30 e às 15:00 tô saindo de casa. 16:30 começa o trampo, 00:30 acaba, 1h a Helena me leva pra casa -- ela me cobra 3 euros pra isso.

Hoje fui lá pra gente conversar sobre o meu futuro nos negócios deles. Ficou decidido que as segundas e terças das 16:30 às 00:30 eu vou ser garçom full time, porque nesses dias é a Ana quem cozinha, aí eu fico encarregado dos clientes. No resto da semana vem o Jason (um chinês que parece um robô, ele é o chefe e o kitchen porter e não faz break) então a Ana cuida dos clientes. E nos dias em que o Jason vem, eu trabalho part time no Take Away das 11:30 às 16h. Vou terminar o trainee semana que vem, e quando terminar, vou tirar 968 euros por mês, o que dá pra viver muito bem aqui. Esse horário é perfeito pra mim, porque não trabalho tanto e tiro uma boa de uma grana.

Em setembro o Mário volta pra escola, então acho que as coisas vão melhorar. Mas todo o dia tem sido um exercício de paciência. A melhor parte do trabalho, acreditem ou não, é a hora de lavar os banheiros, porque ninguém me enche o saco, ninguém me xinga por nada. Hoje me deram folga, amanha às 13 começo no take-away e é o Dino e os outros estrangeiros que vão me treinar, acredito que vai ser bem melhor.

O trampo é uma bela bosta, eles me disseram que os meus problemas devem sempre ser deixados em casa, mas os deles eles nunca esquecem de trazer pro trabalho. Espero sinceramente que melhore agora, mas definitivamente, só tô lá por causa da grana.

Hoje tirei folga, comprei um tênis de 6 euros e ceva, vou beber e dormir, porque amanha trabalho.

4 comentários:

  1. Primeira lição de Dublin: italiano é o judeu da Europa.
    Faz as coisas em família, briga por tudo e ainda não perde a chance de meter a mão no teu rico dinheirinho.

    Casar um italiano com um judeu é tipo criar a "pão-durisse" do Marcos com o humor e a violência do Luciano. Ou seja: um futuro homicida estelionatário.

    ResponderExcluir
  2. Oi caraca que coisa em meu kkkkkk filho falamos a tarde com disse os do sul são bem assim oh ai tu tira uma idéia de quem lida com pessoas assim a 28 anos kkkkkkkk sei o que te falo kkkkkkkkk
    Espero que melhore mesmo mas o melhor jeito de levar é ignoar o clima de caus kkkkk ai tem que rir pois são italianos e são assim tipo aldeias... do Asteriks kkkkkkkk
    tendeu, fica frio

    ResponderExcluir
  3. bah foi profundo esse post hein...
    kukauekuekuekauekeua
    tipo vida de proletário... foda e tenso...
    mas sei lá ne gordinho, as coisas vão melhorando... e agora tu ganha mais grana q eu!! akeuaekaeukaukaeu tô triste!!
    vou ter q ganhar uma promoção na marraaaaa! akeukaeuakeukeuakeue

    beijão amore... ahhh e a velha sugestão: FOTOS!

    ResponderExcluir
  4. LINDO, TESÃO, BONITO E GOSTOSÃO!!!
    TE AMO LINDO!!
    DO SEU APAIXONADO INTENSO!!

    ResponderExcluir